17/12/16

O Meu Pé de Laranja Lima


Olá mundo!
Hoje vou falar sobre um livro que li recentemente, escrito por José Mauro Vasconcelos, um dos grandes nomes da literatura brasileira. Esta obra é bastante  marcante, comovente e triste e já foi adaptada para o cinema e televisão não sendo, certamente, um titulo desconhecido visto que marcou várias gerações.



José Mauro de Vasconcelos narra a história de Zezé, um menino de seis anos nascido numa família muito pobre, muito inteligente para a sua idade, sensível e criativo. Não encontrando carinho e afeto perto dos pais, Zezé vai para a rua onde só arranja sarilhos e travessuras. Este acaba por usar o mundo da imaginação para fugir da realidade e dar amor a Minguinho (Xururuca), um pé de laranja lima que se torna seu amigo e confidente. Zezé aprendeu demasiado cedo o que é a dor e tristeza e apesar de todos dizerem que tinha o diabo no corpo, ele encontra a felicidade através do seu grande coração perto de "Portuga". Será que esta felicidade vai durar para sempre ou será que a vida se vai encarregar de lhe ensinar tudo cedo demais?
Melhores Frases:

-"Por dentro não era meu passarinho que comentava aquilo. Devia ser o coração."

-"A Fábrica é um dragão que todo dia comia gente e de noite vomitava o pessoal muito cansado" 

-“POR QUE CONTAM AS COISAS ÀS CRIANCINHAS? A verdade, meu querido Portuga, é que para mim contaram as coisas muito cedo."


O que achei?

É um livro com uma escrita simples e profunda e que nos faz sorrir, mas também levar as lágrimas aos olhos. Uma história dura, para todas as idades que nos faz sentir muito próximos da personagem e ver o mundo como uma criança.


Informações:
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Páginas: 208
Editor: Booksmile
Coleção: Obras de José Mauro de Vasconcelos
Edição ou reimpressão: 2015


Classificação:
         



Trailer:





2 comentários:

  1. Livro parece ser interessante.

    Esta a decorrer um sorteio no meu blog.
    http://mundodaritablog.blogspot.pt/2016/12/serie-de-natal-2-sorteio.html

    ResponderEliminar
  2. Eu AMO muito esse livro! É incrível!

    https://devaneiosdeinverno.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Facebook

Parcerias